Agachamento: mais sobre este exercício físico

O agachamento está entre os exercícios mais eficazes para atletas de todas as idades. Isso ocorre porque ele trabalha todo o corpo e dá ao indivíduo um tremendo abdômen, força nas pernas e estabilidade central. No entanto, também podem ser difíceis de aprender no início, pois requerem uma grande quantidade de coordenação e força. Neste artigo, veremos algumas das melhores dicas sobre como realizar um ótimo agachamento.

O agachamento é essencialmente um exercício de força central, onde o trainee se agacha e abaixa as pernas até a posição inicial. Durante o movimento para baixo de um agachamento, os músculos da perna, coxa e quadril flexionam enquanto o joelho e tornozelo flexionam; entretanto, durante o agachamento em pé, os músculos da coxa e do quadril se flexionam e o joelho flexiona, enquanto os músculos da panturrilha e quadríceps se estendem. O flexor do quadril é o grande músculo localizado na parte frontal da coxa que estende e contrai a articulação inferior do quadril. Enquanto as coxas, nádegas e quadris trabalham juntos para levantar o corpo, os músculos glúteos ajudam a estabilizar a parte inferior do corpo. Se realizado corretamente, o agachamento pode ajudar a construir o tronco, a pelve, a parte inferior das costas, os isquiotibiais, os quadríceps, o glúteo máximo, os músculos abdominais e a parte superior das costas.

A forma adequada é o aspecto mais importante do agachamento. Para fazer um agachamento corretamente, o praticante deve manter os joelhos ligeiramente flexionados enquanto dobra a parte superior do corpo em direção aos ombros, enquanto os tornozelos permanecem retos. Se os joelhos de um trainee dobrarem muito durante o agachamento, eles irão distender os músculos do joelho e do tornozelo. Para fazer um agachamento corretamente, o trainee deve manter as costas retas e também os joelhos levemente dobrados. Ao realizar um agachamento, os joelhos devem ficar paralelos ao chão e não girar para dentro ou para fora.

Agachamento

Uma ótima maneira de melhorar a habilidade do aluno de fazer uma boa forma de agachamento é realizá-la em uma academia vazia. Ao fazer isso, o aluno terá menos distrações dos exercícios e mais tempo para se concentrar na execução correta de cada exercício. Ao realizar um agachamento vazio, é aconselhável tentar levantar o mesmo peso a cada vez e tentar aumentar os pesos. As primeiras tentativas devem ser feitas sem nenhum tipo de apoio para que o treinando se acostume a levantar o peso.

Os estagiários que são novos no agachamento podem realizar o exercício em pé, com as pernas dobradas e os pés afastados na largura dos ombros. e mantendo os joelhos levemente flexionados, estando em pé diretamente com as pernas estendidas. Após alguns segundos, o trainee deve abaixar o peso lentamente até uma posição de agachamento. É importante respirar suavemente, pois se o aluno estiver respirando normalmente, é mais provável que ele execute o exercício adequadamente. Este é um dos exercícios mais difíceis de aprender, mas também o mais eficaz.

Para pessoas um pouco mais avançadas, realizar um agachamento com um parceiro pode ser uma ótima maneira de treinar para um evento competitivo ou atlético. Recomenda-se segurar uma barra ao realizar o exercício. O parceiro pode segurar a barra e ajudar o trainee no movimento ascendente da barra.